Intervenção

Uma intervenção sistemática e direcionada para cada criança, jovem ou adulto que nos procura, é antecipada por um processo de análise cuidada das características de cada um, das suas potencialidades, das suas áreas fortes e fracas, dinâmica familiar e escolar onde se insere. A intervenção no corpe contempla cada um numa perspetiva global do desenvolvimento e acredita numa modificabilidade cognitiva que lhe permitirá superar as suas dificuldades. Independentemente das suas dificuldades específicas decorrentes ou não de perturbações do desenvolvimento -  paralisia cerebral, Perturbações do Espetro do Autismo, Síndroma de Asperger, Trissomia 21, PHDA,  Dificuldades Específicas de Aprendizagem (dislexia, disortografia, discalculia, disgrafia) ou défices psicomotores diversos e disfunções cognitivas, intervimos na construção de um caminho sólido e único para cada criança, jovem ou adulto

 

 

Corpe, Intervenção Precoce
Intervenção Precoce

 

 

A Intervenção Precoce tem como objetivo estimular e potenciar todo o processo de desenvolvimento da criança, dos 3 meses aos 6 anos de idade, no intuito de contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida e de todos os que a rodeiam.

 

O CORPE apresenta um programa terapêutico de natureza preventiva e reabilitativa, dirigida às necessidades específicas de cada criança, ao nível da motricidade global e fina, linguagem, cognição, autonomia e sociabilização, numa visão integrada dos seus contextos familiar e social.

Corpe, Psicomotricidade
Corpe, Educação Especial
Psicomotricidade

 

A Psicomotricidade é uma intervenção especializada, destinada a todos os grupos etários, que associa as potencialidades intelectuais, afetivas, sociais e motoras, numa conceção unificada da pessoa. Deste modo, pretende garantir a superação de situações ligadas a problemas de desenvolvimento e de maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psicoafectivo. 

No CORPE utilizamos diversas metodologias como técnicas de relaxação e consciência corporal, terapias expressivas, atividades lúdicas e atividades de consciencialização motora, associando sempre a atividade representativa e simbólica.

Educação Especial

 

  • Avaliação Psicoeducacional – Pretende caracterizar o perfil educacional ou de desenvolvimento da criança/jovem e posterior elaboração de um plano de intervenção individualizado. 

 

  • Enriquecimento Cognitivo – A aplicação de programas específicos de estimulação cognitiva beneficia o sucesso escolar e a vida laborar. De destacar o Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein, o qual visa o desenvolvimento da autonomia e da flexibilidade do pensamento, numa otimização das competências cognitivas de cada pessoa.

 

  • Autonomia Social - O programa de autonomia social apresenta um conjunto de módulos através de dinâmicas de grupo vivenciais, tendo como objetivo primordial maximizar as competências sociais, relacionais e psicomotoras das crianças e jovens, com ou sem NEE.

  • Reeducação da Leitura / Escrita – Programa individualizado que visa reeducar e desenvolver todas as capacidades subjacentes ao desenvolvimento das competências da leitura e escrita. Recorrendo a uma abordagem psicolinguística pretende colmatar as dificuldades específicas de aprendizagem, nomeadamente Dislexia, Disortografia, Disgrafia, entre outras.

 

  • Enriquecimento Cognitivo – A aplicação de programas específicos de estimulação cognitiva beneficia o sucesso escolar e a vida laborar. De destacar o Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein, o qual visa o desenvolvimento da autonomia e da flexibilidade do pensamento, numa otimização das competências cognitivas de cada pessoa.

Dificuldades de Aprendizagem

 

Corpe, Dificuldades de aprendizagem
Corpe, Terapia da Fala
Terapia da Fala

 

A Terapia da Fala incide na intervenção das Perturbações da Comunicação, sejam ao nível da fala ou da linguagem, com o intuito de levar cada paciente ao seu nível ótimo de comunicação. Uma intervenção atempada é fundamental, quer direta ou indiretamente através de aconselhamento e orientações a pais, professores e outros técnicos intervenientes no processo.

Corpe, Psicologia Clínica
Psicologia Clínica

 

A equipa de Psicologia Clínica do CORPE realiza atendimento especializado a crianças, adolescentes e adultos. O campo de atuação desta consulta varia num espetro alargado de sintomas e quadros clínicos (ansiedade, depressão, fobia, irrequietude, desajustamento do comportamento, agressividade, dificuldade, desmotivação, conflitos familiares, entre outros), visando minimizar os constrangimentos associados a cada situação específica.

Orientação Vocacional

 

Corpe, Orientação Vocacional
Corpe, Orientação Vocacional
Corpe, Orientação Vocacional

O programa de Orientação Vocacional visa facilitar o processo de tomada decisão na construção de um projeto de vida escolar ou profissional e promover as competências de exploração que permitam o autoconhecimento do indivíduo nos diferentes contextos.

Musicoterapia

A Musicoterapia, é a utilização da música e dos seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), exercida por um técnico habilitado, com uma ou mais pessoas, num  processo  relacional que facilita e promove  a comunicação, a relação, a aprendizagem, a mobilização, a expressão, a organização do pensamento e outros objectivos terapêuticos relevantes  no  sentido  de  ir ao  encontro   das  necessidades físicas, cognitivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada um.

Nutrição

A Nutrição é um elemento chave para uma vida saudável, por isso a alimentação adequada deve ser assegurada desde da primeira infância, para promover o crescimento e desenvolvimento normal que se reflete em saúde e bem estar. 

© 2015 Manuela Ferrer Para Corpe, Lda

  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

Corpe, Pensar Futuro

Rua Actriz Adelina Fernandes, 15 A Esq

2795 - 005 Linda-a-Velha 

Telefone: 21 414 3028

Telemóvel:   91 256 8100

email: centrocorpe@gmail.com