© 2015 Manuela Ferrer Para Corpe, Lda

  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

Corpe, Pensar Futuro

Rua Actriz Adelina Fernandes, 15 A Esq

2795 - 005 Linda-a-Velha 

Telefone: 21 414 3028

Telemóvel:   91 256 8100

email: centrocorpe@gmail.com 

UM OLHAR SOBRE: PSICOMOTRICIDADE

A criança conhece o mundo através do seu corpo. 

É através do corpo que a criança vive o mundo, se conhece a si própria e se relaciona com os outros e com os objetos.

 

Assim sendo, quando a criança adquire um bom controlo motor é capaz de explorar o mundo que a rodeia, tendo consciência deste e através das experiências pessoais que retira do mesmo, o seu desenvolvimento vai sendo potenciado do ponto de vista motor mas também do ponto de vista representativo e simbólico.

 

A criança conhece-se melhor a si própria e torna-se progressivamente mais autónoma e independente.

O que é a Psicomotricidade?

 

 

A Psicomotricidade visa interiorizar as vivências corporais, dando a possibilidade de comunicar e organizar o pensamento, enfatizando as experiências de cada um.  

A quem se dirige a Psicomotricidade? 

 


Esta prática, na sua vertente terapêutica, desenvolve-se em casos com incidência do ponto de vista corporal tais como instabilidade postural, descoordenação motora, disgrafia, dispraxia, perturbações do esquema corporal e da lateralidade, perturbações da estruturação espacial e temporal.

 

Pode também ser uma intervenção dirigida a crianças e jovens com problemáticas do ponto de vista relacional tais como dificuldades de comunicação e de contacto, inibição, instabilidade, agressividade, dificuldades de concentração ou ainda pode atuar em casos do foro cognitivo e comportamental tais como défices de atenção, de memória, organização percetiva, simbólica e concetual. 

As práticas de um psicomotricista

 

 

A atividade profissional dos Psicomotricistas pode ser exercida em âmbito terapêutico, reabilitativo, reeducativo e/ou preventivo. Tem impacto em diversas situações relacionadas com a problemas de desenvolvimento e maturação psicomotora, comportamento, aprendizagem e de âmbito psico-afectivo.  
Todos os grupos etários podem beneficiar de Intervenção Psicomotora, utilizando várias metodologias, tais como: técnicas de relaxação e consciência corporal, terapias expressivas, atividades lúdicas, atividades de recreação terapêutica, atividade motora adaptada e atividades de consciencialização motora, associando sempre a atividade representativa e simbólica.

 

Caso tenha alguma dúvida ou questão acerca de Psicomotricidade não hesite em contactar-nos.