Livros à Sexta! A maior flor...

20.2.2015

 

 

Sabia que José Saramago tinha escrito um livro para crianças (dos 7 aos 77, como se costuma dizer, porque estes livros não têm, limite de idade) ? "A Maior Flor do Mundo" conta a história de um menino que vai até ao fim do mundo para salvar uma flor. Ou ainda, como diz o Nobel da Literatura, é "uma proposta para as crianças reinventarem outras histórias". As ilustrações são de João Caetano.

O texto apresenta-nos a história de um menino herói, destemido e altruísta, com vontade de ajudar e sem medo de arriscar, mostrando-nos também alguns valores humanos, que às vezes se escondem nos livros e que seria delicioso encontrá-los nas pessoas com quem nos cruzamos. 

 

Está presente na obra, uma Preocupação pedagógico-didática com as dificuldades que os leitores mais pequenos possam vir a sentir face ao vocabulário usado no seu conto, acabando por alertar: “agora vão começar a aparecer algumas palavras difíceis, mas, quem não souber, deve ir ver ao dicionário ou perguntar ao professor”. Esta obra valoriza também, a mediação das obras literárias por adultos, para uma melhor compreensão por parte do leitor infantil, que quando tem duvidas deve solicitar a ajuda dos professores ou de outro adulto.

 

 

 

Please reload

Em Destaque

Feliz dia da Criança

01.06.2016

1/10
Please reload

Publicações Recentes