© 2015 Manuela Ferrer Para Corpe, Lda

  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

Corpe, Pensar Futuro

Rua Actriz Adelina Fernandes, 15 A Esq

2795 - 005 Linda-a-Velha 

Telefone: 21 414 3028

Telemóvel:   91 256 8100

email: centrocorpe@gmail.com 

Um olhar sobre: Síndrome de Down

2.6.2015

Tal como em todas as perturbações do desenvolvimento, a S. Down caracteriza-se por uma grande variabilidade. Assim, podemos assumir que o percurso de cada criança depende não só de uma carga genética mas também da estimulação que lhe podemos proporcionar. É fundamental acreditar que cada um tem um potencial único e que as suas competências também estão condicionadas pelo ambiente que deve dar o melhor para que se atinja um grau de autonomia e de funcionalidade máximo.

 

A Síndrome de Down deve a sua designação ao médico que a descreveu, o Dr. John H. Langdon Down, em 1866. O diagnóstico clínico é confirmado pela realização de um cariótipo que comprova a existência de um cromossoma extra. Este material cromossómico extra pode apresentar-se em diversas formas, mas, na grande maioria dos casos, é um cromossoma 21 livre. Em menor número de casos, o material cromossómico extra pode estar ligado a outros cromossomas através de translocação.

 

Com características particulares, os portadores de Trissomia 21 apresentam dificuldades em diversas áreas que deverão contemplar uma abordagem multidisciplinar incluindo a Terapia da Fala, a Terapia Psicomotora e o apoio psicoeducacional. É primordial acreditar em cada criança e jovem independentemente do seu ponto de partida!

 

 

 

Tags:

Please reload

Em Destaque

Feliz dia da Criança

01.06.2016

1/10
Please reload

Publicações Recentes