O que acontece numa sessão de Musicoterapia

23.2.2016

Sábado passado promovemos uma ação de apresentação desta nova competência CORPE: A Musicoterapia.

 

Apresentámos também a nossa musicoterapeuta, a Marta Carvalho, no espaço em que ela se sente o mais confortável possível, no meio de sons, ritmos, vozes, risos, tapetes, pés descalços e crianças.

 

Mas afinal, o que acontece numa sessão de Musicoterapia? Oferecemos, partilhamos, aprendemos e crescemos através de instrumentos, de sons, de improvisação, de canções que se fazem acompanhar por gestos, silêncios, murmúrios, etc.

 

As atividades musicais são estruturadas de forma a ir ao encontro das necessidades das crianças. Podem-se trabalhar competências como a expressão verbal e não verbal, a partilha, a capacidade de liderança, a autoestima, entre tantas outras onde a música funciona como mediador da relação.

 

Brincar é fundamental para o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social da criança e hoje em dia o tempo, o espaço, as tecnologias e a vida agitada das famílias dão menos espaço ao "brincar", à criatividade, ao jogo, à imaginação e ao universo do fantástico.

 

A Musicoterapia faz uso da improvisação, do tocar, do cantar e do jogar.

 

A Musicoterapia melhora a autoestima, a comunicação, desenvolve a autonomia, trabalha as emoções, reduz comportamentos inadequados e melhora a criatividade, estando totalmente recomendada a todas as idades (adultos incluídos)!

 

 

 

Please reload

Em Destaque